Inove Gôndolas utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso, e ao continuar navegando você concorda com estas condições.
default/image/icons/ico_logo-2.png

Blog

Reunimos as principais informações sobre gôndolas, check-outs, pallets e dicas de organização para sua loja estar pronta para receber clientes. Confira a seguir!

Confira aqui outras matérias
como planejar o layout de loja confira 5 dicas praticas

Como planejar o layout de loja? Confira 5 dicas pr...

Preocupar-se com o layout de uma loja é o primeiro passo para melhorar as vendas de uma empresa, alé...

Continue a leitura
como planejar o layout de loja confira 5 dicas praticas

Como planejar o layout de loja? Confira 5 dicas pr...

Preocupar-se com o layout de uma loja é o primeiro passo para melhorar as vendas de uma empresa, alé...

Continue a leitura
como planejar o layout de loja confira 5 dicas praticas

Como planejar o layout de loja? Confira 5 dicas pr...

Preocupar-se com o layout de uma loja é o primeiro passo para melhorar as vendas de uma empresa, alé...

Continue a leitura
como planejar o layout de loja confira 5 dicas praticas

Como planejar o layout de loja? Confira 5 dicas práticas


Preocupar-se com o layout de uma loja é o primeiro passo para melhorar as vendas de uma empresa, além de trazer novos clientes para dentro do estabelecimento. No entanto, como melhorar os resultados, planejando a organização da loja corretamente?

Embora muitos empreendedores não considerem esse fato, ignorar o layout pode também comprometer o andamento de negócios físicos. Isso acontece, sobretudo, porque um bom layout é chamativo, facilita a locomoção dos clientes e faz com que os itens sejam vistos.


Então, como melhorar a experiência de compra dos consumidores por meio de um layout de loja eficiente? Para responder essas e outras questões, trouxemos dicas incríveis neste post. Continue a leitura e descubra como atingir os lucros desejados!


O que é layout de loja?

O layout de uma loja nada mais é do que a maneira como o espaço é organizado dentro do estabelecimento. Em outras palavras, trata-se da forma com que os produtos são expostos dentro da loja.

Sendo assim, ele pode ser entendido como uma espécie de “cartão de visitas”, já que dentre suas atribuições, destaca-se o papel de atrair novos clientes e levá-los a consumir mais produtos.

Portanto, é através do layout de uma loja que os empreendedores estabelecem uma identidade de marca, influenciam a decisão de compras do consumidor e, claro, exibe todos os produtos de maneira assertiva.


5 dicas para montar o melhor layout de loja

Confira nossas dicas para organizar bem a disposição de produtos dentro da sua loja.

1. Divisão funcional dos setores

Dentre os aspectos primordiais para montagem do layout de uma loja é fazer com que ela seja lógica e funcional. Sendo assim, os clientes devem ter acesso aos itens de forma fácil, além de encontrar, intuitivamente, o que procuram.

Para tanto, é importante agrupar os produtos de forma com que eles se completem ou sejam pelo menos semelhantes. Do contrário, há grandes chances de o consumidor não ter mais interesse e acabar desistindo da compra.

2. Cross merchandising

Cross merchandising é uma estratégia de vendas que consiste na composição de um produto com outro, incrementando assim uma única venda realizada. Em lojas de roupas, por exemplo, é natural que as pessoas busquem calças e cintos. Assim, elaborar esse tipo de “kit” pode levar o consumidor a gastar mais.

3. Aproximação dos itens da porta

Embora os itens sejam dispostos no interior da loja, os clientes só podem se interessar por aquilo que está em seu campo de visão. O que separa alguém de se interessar por determinado produto, por sua vez, são muitas vezes, alguns segundos. 

Assim, aproximar os itens da entrada da loja pode convencer mais rapidamente o consumidor a entrar na loja e comprar determinado produto. Certifique-se de exibir primeiro os seus “campeões” de venda.

4. Capriche na vitrine da loja

Outro elemento fundamental para o sucesso de vendas de uma loja é a sua vitrine. Esta deve se apresentar de maneira interessante e chamativa aos olhos do consumidor. Assim, na hora de planejar o layout, não se esqueça de valorizar este elemento, dando destaque principalmente aos produtos que comporão a vitrine.

De preferência, que os itens sejam colocados de acordo com seu nível de procura. Outra ação muito bem vinda, nesta hora, é apostar na combinação de produtos, de modo que as vendas ocorram facilmente.

5. Fique atento aos espaços para circulação

Por fim, ficar atento aos espaços livres, ou seja, para circulação dos consumidores é outro ponto importantíssimo na montagem de um bom layout para lojas.

Pouco adianta tentar vender um produto em grande volume, se os clientes não podem se deslocar livremente pelos corredores ou sequer ter contato com os produtos.

Assim, mantenha-os em uma distância apropriada para que as pessoas possam transitar livremente, sem que esbarrem umas nas outras o tempo todo.

Concluindo, o planejamento do layout das lojas deve seguir critérios apropriados, além de pensar em todos os detalhes do negócio e da organização do PDV. Ao seguir nossas dicas, portanto, esperamos que sua marca tenha maior chance de se renovar, fortalecer e desempenhar o melhor papel.

Caso tenha gostado deste conteúdo, e queira saber um pouco mais sobre a organização de pontos de vendas, descubra como padronização de gôndolas para farmácia.